sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Minha plantação de Cabaças.

A designação comum dos frutos de plantas da família das curcubitáceas entre as quais a Lagenaria Siceraria. Curcubitácea é uma família de plantas que reúne cerca de 1000 espécies e gêneros diferentes, de grande importância para a agricultura, tais como melão, melancia, abóbora, bucha, abobrinha, pepino, etc. A cabaça é chamada também de porongo, cuité, cuia, cabaça amargosa, cabeça de romeiro e etc. É uma planta vigorosa, de colheita anual, com grandes folhas e uma exuberante aparência.Ela cresce rápido e pode começar a florir em apenas 2 meses, após a semeadura. O caule é grosso e sulcado. A folhagem é coberta com pêlos macios e tem textura aveludada. As flores são brancas e atraentes.
Esta presente em todo o Brasil, tendo um rendimento melhor nas áreas quentes. É utilizada em diversos países do mundo, de várias formas: artesanato, vasilhas, cuias, moringas, instrumentos musicais, decoração, etc. No Brasil, a cabaça já era de uso dos índios Guaranis no ano de 1580. Ela sempre esteve presente no dia a dia dos índios de diversas formas e seu uso foi passado para os colonizadores portugueses e espanhóis.O uso da cabaça, nas suas diversas formas, está muito relacionada à cultura de cada região, principalmente por se tratar de um produto economicamente viável. No Rio Grande do Sul, a cabaça é conhecida como porongo e é utilizada como cuia para se tomar chimarrão. No Pará é utilizada como cuia servindo alimentos típicos. Na Bahia é utilizada como instrumentos musicais e artesanato. Em São Paulo é utilizada como objeto decorativo e artesanato. A cabaça é um fruto apaixonante, que põe ao seu dispor diversas formas de arte. É muito trabalhosa a arte em cabaças, por isso poucas são as pessoas que se dispõem a trabalhar com ela. Depois do primeiro trabalho com a cabaça, você se apaixona ou desiste de vez. Ela precisa de todo um preparo antes de qualquer tipo de arte, limpar por fora, lavar, lixar, cortar, tirar o miolo e a pele interna, dedetizar, etc. Por isso muitos desistem depois do primeiro contato..

3 comentários:

  1. Gostei muito da foto e da postagem. Tem coisas assim mesmo. Difícies de se cativar, de se atrair. A cabaça deve ser o tipo de planta que só aceita ser amada de verdade pelo que entendi. Não adianta vir com "fogo-de-palha". Ou é verdadeiro ou não adianta. Dessa forma a entendi. Nesse trabalhoso processo de contato é que se dá o ritual de amizade!

    ResponderExcluir
  2. olá!
    sou gaucha de porto alegre e visitei o teu blog, achei tudo muito lindo
    se tu tiver um tempinho visita o meu tambem, faço artesanato com porongo "COCÓS".
    htpp://bbelartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E como faz a dedetização das cabaças? Será que lavando com lysoform resolve para aumentar a durabilidade delas? As minhas sé tem 2 furos na parte superior

    ResponderExcluir