quinta-feira, 3 de março de 2011

ESTOU NO MEU MOMENTO ESPIRITUAL..

 Estou vivendo um momento   muito lindo, e quero  dar o meu melhor, por isso tenho aproveitado bem o tempo. Viajo,  faço artesanato, (dou uma de arteira) leio o que gosto e curto muito a família e a natureza.
Ganhei esse livro de uma querida amiga assim que recebi, comecei a ler e não parei até chegar a última página.
Terapeutas do Deserto", trata da aproximação das diversas tradições religiosas e sua integração com o conhecimento psicológico atual. Jean-Yves Leloup, um dos autores, chega a afirmar: “Não há oposição entre o conhecimento de si mesmo que a psicologia propõe e o conhecimento de si mesmo que a espiritualidade propõe”. O diálogo só pode ser fecundo. Leonardo Boff, co-autor do livro, fala de São Francisco.
Na verdade Terapeutas do Deserto é resultado de um seminário da Universidade Holística Internacional em Brasília, organizado em 1996 como parte do curso de formação em psicologia transpessoal e holística. Instigantes os dois teólogos desafiam nossas certezas no terreno da espiritualidade propondo novas questões. Jean-Yves aborda aspectos essenciais das tradições budista e taoista cotejando-as com a psicologia analítica de Jung e a psicanálise de Freud. Mostra como é enriquecedora a integração dos diferentes níveis da experiência humana. Dedica um capítulo à sombra, aquela parte de nós mesmos negada e rejeitada pela consciência, reprimida por inaceitável. Remonta a Heráclito, um filósofo pré-socrático, que dizia: cada coisa se transforma em seu contrário. Um desejo intenso de ser bom e fazer o bem pode atrair exatamente o seu oposto. Ou, então, após uma explosão de cólera, a pessoa pode sentir uma grande ternura.
Para Jean-Yves “aqueles que querem matar os diabinhos acabam por matar também o anjo”. A sombra, o lado negativo de cada um, não é para ser destruído, e sim integrado à personalidade do indivíduo. “Não há caminho para a luz que não faça a travessia da sombra”, conclui. Leonardo Boff relembra, a este respeito, que São Francisco se considerava um pecador mesquinho e vil; reconhecia sua sombra. Fazia das dimensões negativas caminhos de encontro com Deus. No capítulo sobre o discernimento Jean-Yves faz um alerta: “certas palavras que se atribuem a Deus vêm do mais profundo do homem”...”e quando lemos em um texto sagrado deve-se ler como uma palavra de Deus, mas não esquecer que este Deus nos fala através dos seres humanos, através da linguagem humana”. Esse modo relativo de olhar o absoluto conduz a uma atitude de equilíbrio e respeito, evitando os perigos do desprezo pelo outro, por um lado e da idolatria cega, por outro. Terapeutas do Deserto guia-nos por esta senda, a senda da fé preciosa.

2 comentários:

  1. Viver nossa vida e dedicar um tempo ào nosso canteiro interior é muito legal e necessário.
    Fazes bem! beijos,linda tarde,chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do livro! Leonardo Boff é alguém que gostaria de conhecer. Já ouvi falar muito. No passado era alguém que víamos com muita resistência. Os tempo mudam. Perdemos alguns medos e agora com essa dica talvez seja a hora de conhecer seus pensamentos. Foi muito bom ler a postagem.

    ResponderExcluir