terça-feira, 5 de abril de 2011

Urucum.

Ao fazer um tour pelo meu quintal deparei-me com pés de urucum enfeitado de flores rosas, algumas já transformaram em cachos de frutos espinhosos que não machucam. Ao abri-los, encontramos as preciosas sementes que, depois socadas em um pilão misturadas com fubá, se transformam no colorau, presente em muitas mesas, onde dá o seu toque vermelho alaranjado no arroz, nos ensopados, molhos, refogados e alguns assados. Aguça o apetite pelos olhos, conseguindo transformar um pálido peito de frango num filé dourado e apetitoso.   
Seu nome em tupi é uru-ku e significa vermelho, 
O pigmento das sementes é usado desde os tempos remotos pelos indígenas do Brasil para pintar a pele, como ornamento ou como proteção contra insetos e queimaduras por exposição ao sol.
O extrato concentrado das sementes do urucum é utilizado pela indústria de enlatados de carne, margarina e cosméticos, em substituição aos corantes sintéticos.
O Urucum é originário da: América Tropical, incluindo Amazônia brasileira e tem Propriedades Medicinais é Estomáquica (favorece a digestão), tonificante do aparelho gastrointestinal, antidiarréica, antifebril (combate a febre), e antigripal.

Como vê é uma linda planta, com muitas utilidades e fácil de ser cultivada.


                                 Colorau pronto, para ser usado na cozinha em vários pratos.

7 comentários:

  1. Quanta coisa linda e diferente tens no teu quintal. Coisa boa! Se vires uma joaninha no meio dela ,sabes que sou eu que fui me deliciar por lá!,rss beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que bonito! As plantas são assim mesmo... Ficam quietas, tranqüilas e satisfeitas, tendo ou não platéia. E é aí que está a grande sabedoria delas. Alegria por existirem simplesmente. Nós é que devemos aprender muito com elas... Não é mesmo? A foto em que o colorau está exposto é linda. É de um vermelho maravilhoso... Parabéns. As postagens têm ficado cada vez melhores. Essa vai para minha classificação das 10 mais!!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga,
    Um lindo dia!

    Obrigada pelo seu carinho. Que o Senhor esteja contigo, derramando bençãos de amor, alegria, paz e muita prosperidade.

    Um grande beijo
    Julimar

    ResponderExcluir
  4. Que riqueza! Seu quintal é mágico!!! Repleto de coisas boas, continue cultivando-o assim, desta forma ele nos ensina muito e torna nossa vida mais bela se pensarmos nele como um aprendizado de vida. Também estou adorando suas postagens, todos os dias abro seu blog esperando algo novo e a senhora sempre me surpreende.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vim agradecer o teu carinho e desejo que teu fds seja lindo...beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Vou muito a São Paulo onde tenho residência e lhe
    digo, tem um quintal de beleza em flores e de cores. Escreve bem seus textos e é um encanto de pessoa, segundo me parece.

    Um abraço e obrigada.

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  7. oláááááá'.........eu tb estou no sabado azul com a Chica.....da uma passadinha no meu blog pra conhecer...obrigada...bjo
    http://anacristinap.blogspot.com

    ResponderExcluir