quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Descobertas.

Meu netinho passou o final de semana aqui em casa com seus pais.  Foram dias lindos e cheios de  amor, alegrias e muitas descobertas.


Primeiro fomos conhecer a Amoreira, para ele novidade e puro encantamento ver aquelas pequenas frutinhas grudadas nos galhos.
A Amoreira carregou tanto  que os galhos encostaram no chão.  Colheu as amoras saboreou-as e gostou.  Conseguimos encher o cestinho.a


Amoreira, árvore bastante conhecida, por se criar nela o bicho-da-seda e por seus frutos muito saborosos. Branca (Morus Alba) ou preta (Morus Nigra), a amora serve para o fabricar  licor, bombons, compotas, doce cristalizados, massas, tintas, vinagres, vinhos e é bom alimento para as aves domésticas.
A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta-pão, a umbaúba etc.
Todas as amoras são ricas em vitamina C e caracterizam-se por sua forma típica, gerada a partir do agrupamento de vários e minúsculos frutos que se unem formando uma polpa rica em água e açúcar.
A amora é uma fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida. Composta por 85% de água e vários minerais e vitaminas, a fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante
Originárias da Ásia, as amoras foram, provavelmente, introduzidas na Europa por volta do século XVII. No Brasil, a amoreira - em especial a negra - cresce bem em toda parte, podendo ser encontrada de forma espontânea em praticamente todas as regiões do país. (Fonte Internet)


Aproveitamos as amoras colhidas e fizemos um delicioso suco...
... Continuamos nosso tour pelo quintal. Vejam só o que encontramos.


Uma Jaqueira antiga muito linda!  No seu caule nasceu um galho e cresceu uma jaca, ele ficou encantado!  Queria colher também; disse que ela ia crescer amadurecer aí sim paderá ser colhida.
(ele me disse que era jaca bebê)  Deixamos a jaca e fomos visitar meu bichinho de estimação.


É uma jabuti (fêmea) já tenho há 21 anos, chama Xuxa é muito mansa e dócil. Vive solta pois tenho alambrado em volta da chácara, gosta de esconder meio a montes de folhas; já passou-me muito susto, não imagino ficar sem ela.  Alimenta-se de vários tipos de folhas, flores, frutos, verduras e de proteína animal como pequenos vertebrados, minhocas, insetos.. Tenho também um (macho) ele é menor que ela  e gosta de ficar  sempre escondido.

A reprodução ocorre na primavera, onde a postura dos ovos acontece geralmente na terra, a fêmea cava um buraco e põe de 06 a 08 ovos e depois os enterra. A incubação dura de 24 a 36 semanas .
Ela já botou algumas vezes mas não nasceram jabutizinhos. Vamos ver esse ano?


A manhã do domingo passou rapidamente...  Voltamos do tour ele foi tomar banho, sentou numa cadeirinha e disse  que estava com o coração triste, porque não queria ir embora. Após o almoço regressaram  para Campo Grande.  Já estou com saudades!!!    (fotos foram feitas pela minha neta Bárbara)

21 comentários:

  1. Imaculada, que netinho lindo! Lindo também é esse espaço em que você mora. Quanto verde! Ah! chego até a suspirar quando vejo um lugar assim, maravilha! Que bom saber que vc teve dias mmaravilhosos com a vinda do netinho e dos pais dele. E que ricas explicações sobrea amora, a jaca e a coisinnha mais fofa da Xuxa!Sabe, ontem mesmo eu estava disputando com um cavalo um espaço embaixo de uma amoreira. Fiquei com um pouco de medo pois o pé ficava rente à margem do rio que corta o lugar e o cavalo comendo amoras e eu com medo que ele escorregasse e fosse cair no rio! Mas as do baixo acabaram e como baixa que sou fiquei suspirando por mais! Adoro amoras! Elas contém ainda o sabor da infância!Parabéns pelo post que é pura vida! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Que Lindo! Que netinho mais abençoado esse menininho. Não é a toa que ele adora ir a casa da vovó "IA". Um lugar mágico, rodeado de tantas novidades, natureza, animais, amor, carinho, puxa...... sem palavras, e uma vovó encantadora. Obrigada por fazer da vida do nandinho uma aventura, uma viagem de descobertas. Obrigada por encher sua vidinha de muito carinho e amor. Tudo isso ficará gravado em suas melhores recordações e sou muito grata por tudo isso. Amo vc!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo teu netinho e tantas alegrias e momentos ali vividos.

    Quem iria querer ir embora?

    Lindas recordações pra ele. Isso fica pra sempre...


    beijos,chica e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  4. Vc mora em chácara? que delícia.
    Só vi pé de amora e de jaboticaba quando morei em Brasilia.
    Jaca dura eu adorooooooo. Aqui vende os bagos no pratinho, como sem parar.
    Não gosto de jaca mole. Engasgo com ela.
    Jabuti, nunca tive. Mas deve se ter uma amor igual ao que tenho com minhas "filhas"(gatas e cadela).
    Xuxa já tem 21 anos. Ela atende pelo nome? Cria afinidade com a gente?
    Diz tudo, Imaculada, preciso aprender.

    ResponderExcluir
  5. Imaculdada,que dia maravilhoso vc passou ,seu netinho é lindo,deve ter adorado passear com a vovó,domingo fiz quase a mesma coisa ,só que com minha filhota,mesmo morando na fazenda não é sempre que temos tempo para fazer estes passeios,eu adoro,beijos minha querida tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  6. Que delicia de passeio, na casa da avó...essas lembranças nos acompanham por toda a vida. Eu pelo menos tenho sempre um cantinho (de minha mente) com uma fuga para momentos felizes, como esse e acho que isso que me faz mais feliz.
    Parabéns pelo neto lindo e Obrigada pelas fotos partilhadas.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amiga Imaculada. Passei por aqui e descobri esse teu maravilhoso cantinho. Ah, como é bom um domingo em família, com tempo para curtir cada segundo dessa vida. Em cada pequeno gesto uma grande descoberta das maravilhas do mundo que DEUS criou. Te desejo uma ótima quinta-feira. Já estou te seguindo amiga. FIQUE COM DEUS. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. qUE MOMENTOS PRECIOSOS ESTES, NÉ AMIGA?
    SAO BONS MOMENTOS QUE FICARÃO NA MÉMORIA...SÓ A SAUDADE QUE É RUIM NÉ?
    dEUS ABENÇOE VOCE E SUA FAMILIA
    BJS
    TINA (meu cantinho na roça)

    ResponderExcluir
  9. Casa de avó é cheia de encantos e recantos maravilhosos. Minha neta vem passar o final de semana comigo, não vejo a hora.
    A amoreira realmente é muito generosa, plantou um galhinho e ela pega. Meu quintal em Muriqui é areia de praia e minha amoreira está cheia de frutos. Seu neto tinha razão de não querer ir embora, com um espaço maravilhoso desse. Querida, fique com meu carinho e minha amizade. Bjs

    ResponderExcluir
  10. adoro amoras....jaca faz muito tempo que eu não como...seu netinho uma graça....que delicia aonde vc mora...beijos

    ResponderExcluir
  11. Que lindo esse lugar, um paraiso para o netinho, quando eu era criança meu avô tinha muitos pés de frutas e era uma delícia, colhermos frutos com ele, inesquecível, assim como será para o seu netinho, esses momentos ricos de amor, ele é lindo, Imaculada, benza Deus, amei o post! bjos, querida.

    ResponderExcluir
  12. Oi Imaculada!!! Bom demais passar um tempo com a família!!! Se puder ser pertinho da natureza então... um benefício extra!!! Passei apra retribuir suas visitas e claro, ver as novidades por aqui!!! Adoro ler seus recados sempre tão carinhosos e cheios de uma energia boa, um carinho de irmã... obrigada por fazer parte importante do Arquitrecos!!!
    Grande abraço de sua fã!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  13. Foi um fim-de-semana 5 estrelas!!

    Tenho um selo para ti lá no meu blog. Espero que gostes.

    Um excelente fim-de-semana.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  14. Minha querida, visitar o seu quintal é um tour pelos domínios da natureza, cheio de surpresas.
    Adorei a sua amoreira.
    Quanto ao seu netinho é um menino muito lindo e muito vivo.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  15. Imaculada
    Quantas coisas seu neto e eu pudemos curtir juntos. Que beleza que é a internet pois assim passamos a conhecer o Brasil e o mundo mais perto de nós.
    Felicidade para seu neto
    um abraço de sua amiga Monica

    ResponderExcluir
  16. Que saudade!! Essa postagem foi um verdadeiro tour. Dimensão de afeto e carinho. Só dá pra enchergar com os olhos do coração... Passei para dar um alô e dizer que estou com muitas saudades. Grande abraço e beijo.

    ResponderExcluir
  17. Ufa!
    Imac, há dias que venho tentando comentar aqui, mas estava difícil por causa do malwere. Ainda encontrei-o aqui, mas enfrentei-o assim mesmo.

    Mas falando de coisas maravilhosas, esse neto é muito fôfo. E ele tem muita sorte de ter uma vovó tão coruja assim, pois pelo post dá pra ver.
    Nunca em minha vida vi um pé de amora. Muito legal.

    Amiga, agradeço sua atenção carinhosa para comigo e meu bloguito, viu?
    Bom final de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  18. Que Deus te proteja e a sua linda família. Lindo sábado azul. Beijos e carinhos.

    ResponderExcluir
  19. De ficar mesmo com o coração triste... entre amoras, jacas e amor dos avós, tudo é lindo! É uma boa saudade. Beijos querida, boa semana.

    ResponderExcluir