terça-feira, 21 de junho de 2011

JÁ É INVERNO!

                                        AS ESTAÇÕES DA VIDA.
Cada estação do ano tem suas características bem específicas. O outono é a estação dos ventos fortes e das folhas que caem. É a vida que se renova. O inverno é a estação das chuvas fortes, do frio e da pouca luz. É a vida que se retrai. Na primavera, as cores revestem a natureza de uma beleza rara. É a esperança que desponta. E no verão, o brilho do sol e a força da luz exaltam a criação. É a vida em plenitude.                   É interessante como a natureza conhece as suas estações e compreende a linguagem de cada uma delas. As estações do ano revelam a beleza presente na harmonia dos contrastes.
Tal como a natureza, a vida humana tem as suas estações. Nossa existência precisa ser compreendida, também, a partir dos seus contrastes. Perdas e danos; frio e calor; escuridão e brilho, fazem parte das múltiplas facetas da vida que se renova, que se refaz, e que triunfa vitoriosa, ainda que, de tempos em tempos, conheça a dor, as derrotas e o sofrimento. São as estações da vida, como momentos, necessários, da nossa existência.
Muitas vezes os ventos do outono sopram fortes contra nós, e, quais folhas, nossos sonhos vão embora, ao sabor dos ventos. Parece até que a vida vai sendo despedaçada e tudo vai desmoronar. São os ventos das grandes provações. Eles vêem em forma de enfermidades, lutos, perdas e desencantos. Embora seja a estação das folhas que caem, o outono é também o momento que a vida se renova. A Bíblia diz: "Depois da tempestade vem a bonança". Suportar o outono é renovar-se para a vitória.
Não é difícil perceber a chegada do inverno. O frio e a escuridão entristecem a alma. O coração reclama de uma lareira e um cobertor. É a estação da solidão, dos questionamentos profundos, de agudas crises existenciais. Tudo parece escuro ao nosso redor. Queremos algo que nos aqueça a alma e alguém que nos escute o coração. Mas, o inverno não dura para sempre! A Bíblia também afirma: "O pranto pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer".
Quando tudo parece perdido, e pensamos não haver mais saídas, a semente começa a brotar. Nasce no coração uma esperança. É a vida que ressurge na força dos sonhos e, com eles, a existência se reveste de cores, outra vez. É a primavera chegando, trazendo a beleza que pensávamos perdida. Tudo parece se revestir de um novo sentido, como um poema de rara beleza.
No tempo certo, o sol volta a brilhar. É o verão que está chegando e com ele a luz que amplia a nossa visão, o calor que aquece nossos sonhos, e a força para resistirmos aos ventos fortes da dor. É a vida que triunfa. É a vitória, afinal. A Bíblia proclama Deus como o Sol da Justiça; e Jesus Cristo como a Luz da vida. Por isso, o verão é a estação da vida e da luz.
Seja qual for a estação pela qual você esteja passando, confie sempre em Deus, pois Ele é o Senhor da natureza e da vida. SEu  poder é maior que a força dos ventos; sua presença embeleza a vida; seu Espírito aquece nossa alma e a Sua Palavra ilumina nosso caminho. Sejam quais forem, as circunstâncias, Ele tem poder para mudar o tempo e as estações (Pr. Estevam F. de Oliveira)

Como as estações do ano assim é a nossa vida...Precisamos ter sabedoria e discernimento para enfrentarmos qualquer que seja a estação, seguindo o exemplo da natureza e confiando que existe: Um Ser Supremo, Deus Senhor do Tempo que rege todas as coisas. Só com essa confiança é que vamos vivenciar cada estação com leveza e felicidade.
             Desejo a todas e todas um Feliz Inverno!

16 comentários:

  1. Lindo texto e FELIZ INVERNO pra ti e teus também.Que sejamos bem felizes em mais essa estação! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse!!!!!
    Vamos respeitar as fases da vida seguindo a sábia natureza, né?
    Imaculada, tenha paciência com as orquídeas,algumas até hoje, depois de mais de 5 anos, nunca floriram.Nunca vou desistir delas...srsrsrsrsr.São carrancudas,mal humoradas e não dão o braço a torcer de florir, mas eu aguardo...kkkkkk.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo, sábio e para refletir...Adorei seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga
    Amo inverno.
    Que bom que descobriu meu blog. Acho que temos muito em comum.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Que delícia o inverno, eu adoro!!! Não é fácil sair para trabalhar,mas os momentos de descanso compensam... Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto, sabe eu adoro o inverno, creio ser o tempo de renovação, de tudo. É no inverno que ibernamos idéias que desabrocham no verão, como um final de semana na praia.... É no inverno que ficamos mais próximos com encontros em casa, aja visto que sair dá uma preguiça. É no inverno que tomo os melhores vinhos e dedico mais tempo a leitura.
    Desejo a você também um inverno repleto de harmonia e felicidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Vim te desejar um lindo feriado ou feriadão! beijos, obrigado pelos carinhos,chica

    ResponderExcluir
  8. Aqui no Recife não temos inverno. Só calor, calor.
    Adoro frio.

    ResponderExcluir
  9. Já estive num mês de Inverno no Brasil (em Junho)

    e passei muito frio e não esperava...mas gostei!

    Agora estamos no verão português, bastante incerto
    (por enquanto).

    Mas o nosso Inverno é muito rigoroso. Toda a Europa fica coberta de neve e o norte de Portugal também, mas Lisboa não. Fria, com chuva,
    mas sem neve.

    Eu tenho passado o nosso Inverno, aí no Brasil.

    Belo texto o seu. Gostei muito!

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  10. Para falar a verdade eu não gosto do inverno, tenho artrite e sofro com o frio. Mas tem seu lado bom, a roupas ficam mais elegantes e a gente come bem, né? kkk
    Vim te conhecer, retribuir a visita e seguir. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. que bom que vc gostou meu bem, logo que vc fizer me mostra tá!! bjus, vc é sempre bem vinda no meu cantinho

    ResponderExcluir
  12. Que texto maravilhoso, adorei, desejo para vc um inverno maravilhoso também, beijos euma boa noite.

    ResponderExcluir
  13. Querida Imac,
    Que lindo texto! Adorei lê-lo. Tal como as estações do ano, nosso pensamento também acompanha o que nosso ser almeja: ser feliz em qualquer tempo. E felicidade enseja a amar a Deus, que tudo recria e enfeita, a cada mudança no clima de nossas vidas;
    Um grande beijo e um ótimo final de semana.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  14. Imac

    Tem selinho para ti nos 7degraus.

    No cimo e à direita - tu reconheces - sou eu
    própria! Te espero com o carinho que mereces,

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  15. Que texto LINDO! Mega reflexão. Tenho uma pessoas que precisa ler esse texto e entender o que seu sol em breve voltará a brilhar. Obrigada por dividir pérolas como essa conosco. Bjs

    ResponderExcluir