quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Maravilhas da Natureza.

Corruíra é um pássaro que habita uma grande parte das Américas principalmente a América do Sul.  Tem uma cor escura e marrom.
Um dos pássaros mais conhecidos em todo o Brasil . Vive em habitats abertos e semi-abertos, aparecendo rapidamente em clareiras abertas em regiões florestadas. Habita também os arredores de casas e jardins, inclusive no centro de cidades.  Predominando em sua dieta insetos e suas larvas; come também lagartixas, sementes e frutos. Vive solitária ou aos pares;  macho e fêmea cantam em dueto.
Faz ninho  forrando  qualquer cavidade, seja um pau oco, um buraco ou mesmo um ninho abandonado de joão-de-barro. Põe de 3 a 4 ovos vermelho-claros, densamente salpicados de vermelho-escuro, com manchas cinza-claras.

Essa Curruíra encontrou a casinha já pronta!  Terminei de pintá-la e coloquei nessa meia parede,  o destino dela era no jardim,  antes que a levasse,  o casal de (Curruíras) adotou-a como lar.
A fêmea está dentro da casinha e o macho veio trazer alimento pra ela... Ao amanhecer começa o trabalho e a cantoria e assim, vai o dia todo.  É lindo de se ver!!!
Nessa época  o barulho é grande por aqui... Quem também está a procura de um lugar para construir seu ninho são as rolinhas,  nas casinhas ou cabaças não dá  são  bem grandinhas e as entradas (portinhas) são  bem pequenas...
Mas elas se arranjam...  Essa  faz dois dias que começou  fazer o ninho na área, em cima de um pilar, meio aos fios do roteador da internet.  O casal  trabalham juntos  e começam bem cedo.   Logo o ninho estará pronto!


As  galinhas  d'angola que andavam sumidas  já estão aproximando-se do quintal...
Logo começarão a fazer seus ninhos nas moitas (toceiras de capim) é difícil encontrá-los quando  a gente vê já estão com uma ninhada junto.   
              
           A Natureza é sábia  há um tempo pra tudo...
                                                                                                                                            

17 comentários:

  1. Que maravilha esse olhar pra natureza e tudo perceber, seu tempo, suas belezas...Lindo teu post e imagens.Um ótimo dia por aí!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Imac, que carinho o seu.
    A natureza tem mesmo muita vida e é bem sábia.
    Bom dia
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Faz muitos anos que não vejoessa galinha d´angola, de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Quantas coisas belas estão ao seu lado, a senhora é mesmo uma mulher de muita sorte. Será?? Penso que pessoas assim, boas, carinhosas, bondosas, queridas, etc... etc... etc... só atraem coisas boas ao seu rodor, pessoas como a senhora é muito agradável de se estar e, como vc mesmo disse, a natureza é muito sábia. Bjs grandes

    ResponderExcluir
  5. Imaculada, eu adorei essa postagem, que paraiso minha querida, és uma privilegiada, parabéns,amei demais, beijos grandes, gosto muuiiito de você. Um bom dia!

    ResponderExcluir
  6. Imaculada
    Quanta sensibilidade em observar e cuidar da natureza!E que maravilha estar morando num lugar tão privilegiado quento este!!! Post lindo, raridade no comportamento humano atualmente!Bjkas com carinho! Te adoro, minha flor!

    ResponderExcluir
  7. Que linda a natureza.
    Que privilégio vc tem.
    Vc mora num sítio?
    Que lugar abençoado
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Imaculada, falou de pássaros, mexeu comigo!!!!
    rsrsrsrsrr.
    A curríra deixa o quintal gostoso com seu canto delicado, né?
    Aqui elas são meus xodós.
    Tudo lindo e cheio de carinho, quem não quer?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. que lindos, em especial a galinha da angola!! bjo bjo

    ResponderExcluir
  10. Menina, que lugar maravihoso e essas galinhas que graça!

    Bjs; Nini

    ResponderExcluir
  11. Por aqui também esta um alvoroso só,a passarada toda doida eu acho que é de felicidade pois a primavera vem ai,essas curuiras são bem metidinhas fazem ninhos em qualquer lugar,esses dias fizeram encheram o bolso de uma calsa no varal com gravetinhos,e a calça só estava pendurada por algumas horas,bjs querida

    ResponderExcluir
  12. Oi, querida. tb amo pássaros e galinhas d'angola, mas aqui nenhuma corruira faz ninho nas minhas casinhas. Acho que elas não gostam pq estão penduradas e balançam muito. Vou tentar colocar uma bem firme.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Imaculada, amei tudo aqui e por você amar as crianças e a bicharada eu vou ficar por aqui. Me aguente! Vim aqui para lhe dizer que sua presença no meu blog Alfa & Ômega, muito me honrou, atendendo ao meu convite para celebrar comigo o aniversário de um ano desse blog. Obrigada! Tenha um glorioso final de semana! Bjbj!

    ResponderExcluir
  14. Ah que lindinho. Eu tenho uma casinha pendurada na minha varanda em Muriqui e tem sempre aves pondo ovinhos.É muito lindo mesmo,e a gente se sente muito prestigiada não é? Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi ... Muito legal. Para os pássaros qualquer cantinho é um lugar especial. A casinha da curruila está muito bonita. Achei interessante a fêmea ficar na boa e o macho sair para buscar comida. A rolinha perto do roteador também está muito legal. Está se achando!

    Galinhas d'Angola para mim combinam com:
    - café coado na hora.
    - fim de tarde.
    - rodas de conversa em volta de árvores.
    - se espreguiçar a sol....

    Entre outras coisas...

    Essa postagem também vai para o meu Top 10 de postagens em blogs.

    Bj. Marcelo.

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga
    Tem um selinho pra voce aqui...vem colorir um sábado de azul,é tão bom!!!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  17. Voltei pra te agradecer o carinho sempre lá e com minha mãe...E se quiseres, podes fotografar um céu legal e me mandar,tá?Será um prazer! beijos,chica

    ResponderExcluir